Em 1870, o bairro era conhecido como Uroguapira, pois se imaginava que houvesse ouro no local. Como não passou de um boato, abreviou-se para Guapira, nome dado pelos indígenas para a região da Cantareira.
Em 1º de junho de 1930, o bairro passou a se chamar Jaçanã (uma espécie de ave ribeirinha, também chamada de parrídea, que se caracteriza pelo tom avermelhado do peito).
O bairro jaçanã tornou-se conhecido e imortalizado não apenas na zona norte, mas em diversos lugares de São Paulo, pela música ‘‘Trem das Onze’’, de Adoniran Barbosa, na qual o compositor fazia referência ao Trem da Cantareira (ligava o centro da cidade ao reservatório de água Cantareira), principal meio de transporte do bairro, em atividade entre 1893 a 1965

Trem da Cantareira - Tramway

“... Moro em Jaçanã, se eu perder esse trem, que sai agora às onze horas....”
“Trem das Onze” cantado por Adoniram Barbosa que imortalizou o bairro do Jaçanã através da sua musica
A ferrovia possuía um ramal que passava pelo bairro chegando até Guarulhos.

Projeto '' Nos trilhos do trem das Onze ''
Tramway da Cantareira, ou melhor, o Trem das Onze dos versos de Adoniran Barbosa.

Voltando a história pelos trilhos e recordando o Tramway da Cantareira.
O objetivo do projeto será mostrar algumas imagens comuns para os paulistanos e relembrar o dia em que o trem das onze apitou pela última vez.
CINEMATOGRAFICA MARISTELA - HOLLYWOOD DO JAÇANÃ
Fundada em 1950 por Mario Audra Junior no Jaçanã.
Onde passaram artistas famosos do cenário nacional. Foram produzidos diversos filmes como “ Magia Verde”, “ O comprador de Fazendas”, “Carnaval em Lá Maior”, “ Mãos Sangrentas”, “ Quem Matou Anabela”, “ Getulio, Drama e Glória de Povo”, “Pensão de Dona Estela”,” Suzana e o Presidente”, “Presença de Anita” entre outros
Parabéns, pelo blog....precisamos divulgar mais, principalmente aos moradores da nova geração - Mauro
ResponderExcluir